A gravidez marca o início de uma nova fase para toda a família. A estrutura familiar que existia antes da gravidez, com o passar do tempo e com o crescimento da barriga, vai deixando de existir. É uma fase de mudanças para os pais, e mais ainda na vida do irmão (ou dos irmãos) mais velhos.
Em breve, aquela criança passará a assumir um outro papel dentro daquela família e, independentemente da idade, em maior ou menor grau, isso causa desconforto, ansiedade e insegurança.
Deixar o filho mais velho participar dessa fase é uma maneira de iniciar a conexão entre os irmãos e, o ensaio de gestante é uma excelente oportunidade para isso, como também um dos momentos de mais sensibilidade sobre esta mudança.
Tudo tem início com uma boa conversa e deixar a criança participar e se sentir importante em todo o processo.
Algumas vezes, no dia do ensaio de gestante é o momento em que a criança percebe que ela nem sempre será mais o centro das atenções. E, como criança não tem maturidade para lidar com seus sentimentos, começam as birras, choro, recusa em participar da sessão e reações agressivas. Por outro lado, as mamães criam toda uma expectativa para esse ensaio.
Diante de tudo isso, resolvi alertar as mamães para alguns pontos importantes:
- Não tenha pressa, pois pode ser necessário parar o ensaio algumas vezes para “acalmar” a criança.
- Lembre sempre a criança que ela é importante naquele momento, como irmão mais velho.
- Leve lanche (comida e bebida) ou algo que conforte a criança num momento de stress, que pode vir a acontecer.
- Leve uma pessoa que possa ajudar em momentos de cansaço da criança, ou quando as fotos forem só com os pais.
- Planeje algumas ações com a criança, normalmente ela se interessará por fotos divertidas (pintando a barriga, beijando, escutando...), ou seja, envolva-a no que vai acontecer. Isto será uma maneira de integrar a criança na gestação e assim já criar os primeiros contatos com o bebê que está a caminho.
Por Ana Carolina Lins
Fotógrafa de Família
@analinsfotografia